A sessão INSPIRE-SE traz consigo inspiração aos jovens empreendedores e aos empresários que desejam pautar-se em um case de sucesso.

My Image

Solene Ângelo (Três Corações, 2 de março de 1984) é uma empreendedora, blogueira e estudiosa do desenvolvimento infantil brasileira. É fundadora e CEO da empresa Sense Nanny, voltada à produção e à difusão de conteúdos informativos e didáticos sobre cuidados com bebês. Também atua como consultora, headhunter e coach para famílias e cuidadores.

Solene é conhecida por aplicar, em seu trabalho com crianças, princípios da pedagogia ligados ao desenvolvimento do equilíbrio emocional, da cooperação e da empatia, respeitando o tempo e os interesses de cada criança. Como blogueira, produz conteúdo sobre cuidados com bebês, educação infantil, gestão de carreira e motivação.

Foi citada pela revista Veja (edição 2365, 19 de março de 2014) como uma das "supernannys" brasileiras, com experiência em casas de famosos e empresários. 

_______________

Biografia e carreira
Solene nasceu em Três Corações (MG) em 2 de março de 1984. Chegou a cursar três anos de Engenharia Química (2009 - 2012) no Centro Universitário Barão de Mauá, na cidade de Ribeirão Preto (SP), mas decidiu se dedicar integralmente ao cuidado de bebês e crianças e, posteriormente, à carreira de consultora e headhunter.

Fez cursos nas áreas de Enfermagem (2013), Alimentação (2006), Primeiros Socorros (2014, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo) e Formação de ama e cuidado infantil (2014, Portugal). Ao longo de sua carreira como babysitter, Solene viajou para mais de 30 países e, assim, tomou contato com diversas práticas de cuidado e diferentes teorias sobre desenvolvimento infantil.

_______________

Abordagem e referenciais teóricos
Solene aprimorou, durante seus anos de experiência como babysitter, técnicas de cuidados de crianças que incluem elaboração de registros detalhados e desenvolvimento de atividades em consonância com os princípios da Educação Holística, conforme desenvolvidos e apresentados pela terapeuta moçambicana Cristina Dias. Tais princípios incluem o desenvolvimento físico, emocional e espiritual da criança, atividades em grupo e estímulos ao respeito pela diversidade na sociedade e na natureza.

Outras influências de Solene Ângelo incluem os princípios da Pedagogia Waldorf, o médico e escritor Janusz Korczak, natural de Varsóvia, que com sua obra "Quando eu voltar a ser criança" encanta e fundamenta com precisão os educadores da era moderna, os autores sobre desenvolvimento infantil Louis Borgenicht e Joe Borgenicht e a escritora americana Pamela Druckerman.

Como elemento central na prática de cuidados com crianças, Solene Ângelo elege o afeto: 

“(...) a melhor herança que podemos deixar para nossas crianças é o amor: mais do que uma sala abarrotada de brinquedos, o que torna uma criança feliz são o afeto e a atenção sincera. Em uma das cenas mais emocionantes do filme Histórias Cruzadas (The Help), a babá Aibileen Clark diz para a garotinha Mae Mobley: ‘Você é amável, você é inteligente, você é importante’. Tenho certeza de que crianças que aprendem a amar a si mesmas e aos outros são nossa garantia de um mundo melhor no futuro.” 

FacebookInstagram